Dia: 15.07.2009
Local: Escola Municipal Sônia Lustosa
Local: Escola Municipal Sônia Lustosa
MANHÃ
Horário: 8h às 12h
ESTUDO DO TP 3
UNIDADE 11 – TIPOS TEXTUAIS
Objetivos:
- Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas;
- Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
- Caracterizar seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Dividimos a turma em três grupos e realizamos estudo coletivo das seções.
1º Grupo : Seção 1 – Seqüências tipológicas: descrição e narração
2º Grupo : Seção 2 – Seqüências tipológicas:os tipos injuntivos e preditivos
3º Grupo : Seção 3 – Seqüências tipológicas: o tipo dissertativo
Lodo em seguida, os grupos socializaram seus conceitos e exemplificaram as seqüências tipológicas estudadas.
TAREFA 1
Atividade individual:
Aplicar em sala de aula uma das atividades propostas no Avançando na Prática, contida no TP 3 ou no AAA3, referente a unidade 11.
TAREFA 2
Atividade coletiva:
Planejar atividades didático-pedagógicas que contemplem as características dos tipos textuais.
AVALIAÇÃO
Participação nas atividades individuais e coletivas.
TEXTOS UTILIZADOS PARA DISCUSSÃO / REFLEXÃO:
Gaivotas e asas – Rubens Alves
A Moça Tecelã – Marina Colassanti
A intervenção Didática em língua materna em uma abordagem interacional – Ana Dilma Pereira
VÍDEOS UTILIZADOS:
Os melhores do mundo – O Assalto
Joseph Klimber
MENSAGENS EM SLIDES PARA REFLEXÃO:
Agora
Estressar pra quê?
TARDE
Horário: 13h às 17h
UNIDADE 12: A INTER-RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
Objetivos:
- Relacionar seqüências tipológicas à classificação de gêneros;
- Analisar seqüências tipológicas em gêneros textuais;
- Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Trabalhando em grupos estudamos as seções 1, 2 e 3. Logo em seguida foram realizadas as apresentações pelos grupos.
AVALIAÇÃO
Socialização das atividades desenvolvidas.
Participação nas atividades individuais e coletivas.
REALIZAÇÃO DA OFICINA 6
1º momento: Observações, discussões e críticas sobre o desenvolvimento dos assuntos e das atividades propostas.
2º momento: Partilha dos acertos e dificuldades. Troca de experiências.
3º momento: Leitura e análise do texto Composição: o salário mínimo, em grupo.
4º momento: Metade dos grupos enumeram argumentos para que o texto seja considerado um exercício de redação escolar e outra metade enumera argumentos que mostrem não se tratar de um exercício escolar.
5º momento: O grande grupo sintetiza as impressões que a leitura do texto nos causou.
6º momento: Debate oral sobre as duas posições.
7º momento: Avaliação da oficina
TEXTOS UTILIZADOS PARA DISCUSSÃO / REFLEXÃO:
Fundamentos lingüísticos para o ensino da Língua Materna.
Letramento e oralidade – Luiz Antônio Marcuschi
MENSAGEM EM SLIDES PARA REFLEXÃO:
Tecnologia ou Metodologia?
VÍDEOS UTILIZADOS:
O problema não é meu
Palavras ao vento
MÚSICA:
Trabalho – Legião Urbana
Trabalho – Legião Urbana
Nenhum comentário:
Postar um comentário