GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA

Estamos sempre em busca de transformações e ações inerentes à nossa língua.
Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Relatório da Formação Continuada do GESTAR II - Língua Portuguesa

Dia: 15.07.2009
Local: Escola Municipal Sônia Lustosa

MANHÃ
Horário: 8h às 12h

ESTUDO DO TP 3

UNIDADE 11 – TIPOS TEXTUAIS

Objetivos:
- Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas;
- Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
- Caracterizar seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Dividimos a turma em três grupos e realizamos estudo coletivo das seções.
1º Grupo : Seção 1 – Seqüências tipológicas: descrição e narração
2º Grupo : Seção 2 – Seqüências tipológicas:os tipos injuntivos e preditivos
3º Grupo : Seção 3 – Seqüências tipológicas: o tipo dissertativo
Lodo em seguida, os grupos socializaram seus conceitos e exemplificaram as seqüências tipológicas estudadas.

TAREFA 1

Atividade individual:
Aplicar em sala de aula uma das atividades propostas no Avançando na Prática, contida no TP 3 ou no AAA3, referente a unidade 11.


TAREFA 2

Atividade coletiva:
Planejar atividades didático-pedagógicas que contemplem as características dos tipos textuais.

AVALIAÇÃO

Participação nas atividades individuais e coletivas.


TEXTOS UTILIZADOS PARA DISCUSSÃO / REFLEXÃO:

Gaivotas e asas – Rubens Alves
A Moça Tecelã – Marina Colassanti
A intervenção Didática em língua materna em uma abordagem interacional – Ana Dilma Pereira


VÍDEOS UTILIZADOS:

Os melhores do mundo – O Assalto
Joseph Klimber


MENSAGENS EM SLIDES PARA REFLEXÃO:

Agora
Estressar pra quê?


TARDE
Horário: 13h às 17h


UNIDADE 12: A INTER-RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS

Objetivos:
- Relacionar seqüências tipológicas à classificação de gêneros;
- Analisar seqüências tipológicas em gêneros textuais;
- Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Trabalhando em grupos estudamos as seções 1, 2 e 3. Logo em seguida foram realizadas as apresentações pelos grupos.

AVALIAÇÃO

Socialização das atividades desenvolvidas.
Participação nas atividades individuais e coletivas.


REALIZAÇÃO DA OFICINA 6

1º momento: Observações, discussões e críticas sobre o desenvolvimento dos assuntos e das atividades propostas.
2º momento: Partilha dos acertos e dificuldades. Troca de experiências.
3º momento: Leitura e análise do texto Composição: o salário mínimo, em grupo.
4º momento: Metade dos grupos enumeram argumentos para que o texto seja considerado um exercício de redação escolar e outra metade enumera argumentos que mostrem não se tratar de um exercício escolar.
5º momento: O grande grupo sintetiza as impressões que a leitura do texto nos causou.
6º momento: Debate oral sobre as duas posições.
7º momento: Avaliação da oficina


TEXTOS UTILIZADOS PARA DISCUSSÃO / REFLEXÃO:

Fundamentos lingüísticos para o ensino da Língua Materna.
Letramento e oralidade – Luiz Antônio Marcuschi


MENSAGEM EM SLIDES PARA REFLEXÃO:

Tecnologia ou Metodologia?


VÍDEOS UTILIZADOS:

O problema não é meu
Palavras ao vento
MÚSICA:

Trabalho – Legião Urbana






Nenhum comentário:

Postar um comentário